Como no bairro da bolha falei sobre o dia de treinos, faço aqui, a pedido de muitas famílias, a descrição de Domingo, o dia das provas mais importantes.
Na pista, o dia começou bem cedo. 8h e os carros já circulavam no circuito. Levar com o cheiro a óleo para o motor e asfalto quente, logo pela manhã, trouxe-me à memória o dia do nosso exame de História (lembras-te, Biti Mary?)... que enjoo! A corrida que se realizou às 10h foi pouco interessante, não houve ninguém a arriscar muito e as posições mantiveram-se praticamente inalteradas. À tarde, as coisas mudaram de figura. Primeiro, por uma das características deste campeonato que estimula a competição: os 8 primeiros classificados da corrida da manhã, invertem as posições na partida da tarde; ou seja, o 1º parte em 8º, o 2º em 7º... Talvez por isso, os pilotos demonstraram muito mais garra e vontade de vencer. Apesar da dificuldade em realizar ultrapassagens, elas sucederam-se, tornando a corrida mais espectacular! Segundo, as bancadas estavam completamente esgotadas...e sempre que passava o Tiago Monteiro, independemente do seu mau posicionamento, as pessoas abanavam as bandeiras e tornavam-se parte da festa! Terceiro, a luta pelo último lugar do pódio! Durou até à última volta e quando parecia que nada mais havia a fazer, Larini - piloto da Chevrolet que chegara à terceira posição nessa volta - despista-se, afastando-se da luta pela liderança do campeonato do mundo...que emoção!
Claro que nem tudo correu bem, dificuldades inerentes a um circuito citadino, faziam com que se demorasse demasiado tempo a retirar os carros acidentados da pista. A curva muito apertada na zona de entrada e saída das boxes fez com que se partisse o impressionante número de 230 espelhos retrovisores direitos em 3 dias (não esquecer que, nesta corrida participaram 25 carros). E, aquela mania muito portuguesa de que tudo o que é vip tem de entrar nas zonas vedadas ao público, trouxe muitas dores de cabeça a quem trabalhava com as equipas (eu inclusive) porque só aumentava a confusão, num dia já por si complicado...mas gostei imenso! Foi muito divertido, muito cansativo e muito instrutivo! Para o ano há mais, desta feita, no Circuito do Estoril.
bjinho*néme*