a inseparabilidade é uma gosma e uma coisa bem parva! um grande bem haja a todas nós! *as bem parvas*

domingo, fevereiro 10, 2008

Grandes questões da Humanidade

Reconheço que, da vossa parte, recaem sobre mim grandes expectativas. Estão constantemente a saltitar de ansiedade por um novo e brilhante post meu. É, por isso, que, desta vez, resolvi assumir um tom sério e falar de grandes questões da Humanidade.
Com certeza que já se interrogaram sobre isto inúmeras vezes, mas achei por bem deixar, hoje, o registo escrito.

QUESTÃO: Em que sentido é que as palavras metafóricas usadas para referenciar testículos nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa se relacionam com a proporção física dos mesmos nos espécimes masculinos de cada um dos países correspondentes (a saber: Inglaterra, Espanha e Portugal).

Reparem: um espanhol, em linguagem do calão, para lá de "cojones" (baixo, muito baixo...) utiliza a palavra "huevos" [ovos] para designar os testículos; o inglês, por sua vez, entre outras da gíria dos órgãos sexuais usa a palavra "nuts" [nozes]; finalmente, o português, coça à descarada em qualquer local público e mais ostensivamente em família os "tomates" [hmm...tomates?!] - sendo que, num claro exercício de vanglória, muitas das vezes, o português diz estar a coçar a tomateira (aumentando, em muito, a noção de dimensão).

Agora eu pergunto-me: será que as pequeninas nozes têm correspondência com a generalidade dos fleumáticos testículos ingleses? E os ovos (inhos)? Beliscarão nalgum momento a virilidade latina de um "nuestro hermano"?
Resta-me registar a evidência de que, para si, o homem português escolhe o túmido, carnudo, vigoroso e recheado tomate. As correspondências entre a metáfora e o termo primeiro (físico) ficam agora ao critério da vossa experiência...

E era isto.

xxRita


P.S.- Perguntaram-me há pouco como se designaria familiarmente "testículos" em dialectos africanos... Mas não me quero alongar.

5 Comments:

Blogger Néme said...

epah! hoje curvo-me aos teus pés! BRILHANTE!

2/10/2008 8:52 da tarde

 
Blogger inseparabilidade said...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL Fabulosa Reflexão!!! Acho que devias incluí-la no teu portfólio de estágio!!!
Rita és grande!!
Gui

2/10/2008 10:54 da tarde

 
Blogger inseparabilidade said...

Merci, hã?:-) Gui, não me levas a mal mas...NÉME! Que bálsamo para o meu ego!:-D
xxRita

2/11/2008 1:52 da manhã

 
Blogger inseparabilidade said...

não me "leves", obviamente.

2/11/2008 1:52 da manhã

 
Blogger Flaw said...

O que eu me ri! Tenho de contar esta aos meus espanholitos, quando os vir! :p

2/12/2008 11:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home